17 de setembro de 2009

Zeitgeist – O documentário que eles não gostariam que você visse.

“They must find it difficult,
those who have taken authority as the thruth,
rather than thruth as authority”

- Gerald Massey

Sexta-feira passada, os ataques das Torres Gêmeas completaram oito anos desde que o terror invadiu a cidade de Manhattan, no estado de Nova York. Embora este já seja um tema “batido” (que convenhamos, nada mais desgostoso que a lamentação por ataques que ocorreram a quase uma década), há ainda especulações, que venho sugerir eu, pode ter passado despercebido por alguns. Daí, surge a explicação para o título deste post.

Zeitgeit é um documentário estatudinense dirigido por Peter Joseph (pseudônimo de James Coyman). O filme, cujo significado se reflete a um termo alemão que se traduz como “espírito do tempo”, fala essencialmente sobre política, religião e terrorismo. Foi feito sem fins lucrativos, sendo o seu único propósito a tentativa de fazer com que as pessoas passem a olhar para o mundo de uma forma mais crítica e questionem coisas que são atualmente tidas como "verdades absolutas" por grande maioria da população.

"Zeitgeist" foi lançado pela primeira vez no serviço Google Video, em Junho de 2007, tornando-se em poucas semanas o filme mais visto alojado nos servidores da Google (8 Milhões no final de Novembro). Este documentário é ramificado em três partes distintas: "The Greatest Story Ever Told" (A maior história já contada), "All The World's A Stage" (O mundo inteiro é um palco) e "Don't Mind The Men Behind The Curtain" (Não se preocupe com os homens atrás da cortina).

O filme, basicamente é uma avaliação crítica do cristianismo, dos atentados do 11 de setembro e de uma conspiração que defende que o sistema bancário mundial possui um plano de cujo o objetivo é obter a plena dominação mundial. Este é um tipo de documentário, que, pelo ponto de vista de alguns, denigre qualquer tipo de imagem política internacional direcionada pelos Estados Unidos, principalmente, quando este alega que o próprio governo, tinha conhecimento destes ataques e que a queda do World Trade Center foi uma demolição controlada. O filme assegura que a NORAD, entidade responsável da defesa aérea dos Estados Unidos, tinha sido propositadamente baralhada no dia dos ataques com exercício simulado em que os Estados Unidos estavam a ser atacados por aviões seqüestrados. Um tanto intrigante certo?

Para quem é curioso o suficiente, fica aí a dica. Apesar de ser já um assunto bem antigo, é interessante para aqueles que possuem interesse por teorias conspirativas e assuntos um tanto, polêmicos.

O vídeo completo pode ser visto através do seu site oficial.

(www.zeitgeistmovie.com/index.html)

Jaqueline Saiuri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ASPONADOS